quarta-feira, 26 de maio de 2010

Engaiolados.

Hoje, a minha professora de Filosofia, que é EXTRAORDINÁRIAMENTE foda dando aula, trouxe um texto sobre um rei, que em um belo dia resolveu engaiolar um trabalhador, pela súbita curiosidade do que poderia acontecer.
No começo, o homem perguntava furioso, o porquê de tudo aquilo, e dizia que precisa ir para o trabalho, e ver a família. Com o passar do tempo, o homem parou de falar, comer, mais ainda com o ódio brilhando dos olhos. Maaais algum tempo depois, o sujeito limitava-se a frases como: "É o destino", que repetia infinitamente, ou então murmurava apenas: "É". O rosto do homem passou a não ter mais expressão, o sorriso não era mais bajulador, e sim quase uma careta. Tinha um olhar vazio, como se olhasse, mas não visse. O que restava era apenas um imenso e horrível vazio.
Depois de ler o texto, ela nos perguntou que gaiolas eram essas ? E porque com o tempo o homem se forçou a aceitar o que o submeteram, e foi ficando vazio ?
Alguns alunos interpretaram o texto, ela escutou cada um, e completava o raciocínio. Ela nos disse basicamente: "Todos temos gaiolas, somos colocados dentro delas assim que nascemos, e essas gaiolas são impostas pela Sociedade. E as pessoas aceitam isso, se obrigam a se encaixar no padrão. E eu digo a vocês: Não se deixem engaiolar, porque pessoas engaioladas NÃO SÃO FELIZES. Saiam dos padrões, não aceitem uma só verdade."
E MEU DEUS, essa mulher é incrível . Quantas pessoas são discriminadas por serem diferentes, são chamadas de loucas por não seguirem o 'correto'.
Se livrar das gaiolas é não se sentir na obrigação de passar em um concurso, por exemplo. É não seguir o que os outros seguem, é NÃO CAIR NA ROTINA. Tenha seu momento de loucura, jogue a lucidez pro alto. Ligue o foda-se... que seja. Só não se deixe engaiolar.




n\a: Beeeem... eu queria algo melhor, e explicar tão bem quanto minha professora, maaas, não foi dessa vez :D

Um comentário: